segunda-feira, 21 de março de 2011

Tipos de biomas


Biomas que existem: Polar, Tundra, Taiga, Floresta temperada, Floresta tropical, savana ou chaparral ou padraria e o Deserto.


Factores: Humidade, Temperatura, Biodiversidade, características e Estações do ano.

Conceitos da Terra




Bioma- Conjuntos de ecossistemas do mesmo tipo.


Ecossistema- Conjunto de relações que estabelece a relação entre os animais de espécies diferentes.


Biosfera São todos os locais da terra onde existe vida.


População- Conjunto de seres vivos da mesma espécie.


Biótopo- Conjuntos de factores físico- químicos. ex: (clima)


Habitat- O local onde cada ser habita.


Nicho- ecológico- É a função que cada ser tem dentro do ecossistema.


Ecologia- Estudo do ambiente.


  Comunidade Biótic:aSão todos os seres vivos.

Hubble


O Hubble é um telescópio que está situado no espaço que nos permite observar astros a distancias astronómicas e nos dá informações preciosas sobre o universo.

Einstein


Einstein descobriu a teoria da relatividade, introduzi a noção de um universo finito em expansão. Ficou conhecido por descobrir que a matéria se podia transformar em energia, o sol e todas as estrelas brilham transformando a sua massa em energia.

Isaac Newton


Isaac Newton faz uma grande descoberta que relacionou a ciência, ele descobriu a força gravitacional quando um dia estava a descansar debaixo de um árvore e lhe caiu uma maça na cabeça.
A gravidade é a declaração que um corpo material ganha provocada pela atracção gravitacional de outro corpo sobre ele.

Kepler


Kepler disse que as orbitas dos planetas não são redondas mas sim elípticas, a partir do brilho dos planetas.

Galileu Galilei


Galileu Galileu provou que a teoria heliocentrica estava correcta a partir da ciência.
Ele pegou na luneta árabe e transformou-a na luneta astronómica, e a partir dessa luneta conseguiu observar as fases de Vénus que são parecidas com as da terra e provar que a teoria heliocentrica estava correcta.

Nicolau Copernico


Nicolau Copérnico era um frade polaco que se dedicou à matemática, e provou matematicamente que a teoria heliocentrica. Ele com a matemática conseguiu provar que o sol estava no centro do Sistema solar e que a terra era só o terceiro planeta a contar do sol, e que todos os planetas se moviam numa orbita circular.

Eratóstenes


Eratóstenes era um bibliotecário na biblioteca de Alexandria que calculou com exactidão o perímetro da terra. Eratóstenes teve a ideia de realizar esse calculou a partir de um mito popular que dizia que no hemisfério norte, no solstício de verão, o sol ficava exactamente na vertical e a sua luz reflectia-se nas aguas de um posso, sem deixar sombra nas paredes.
Eratóstenes mediu um ângulo de 7,2 que os  raios solares emitiam e concluiu que era igual ao arco de curvatura da terra entre duas cidades. Como essa medida era 50 vezes menor que uma volta completa de 360 graus bastou medir a distancia entre as duas cidades, 800 quilómetros a multiplicar por cinquenta e resultou um perimetro terrestre à volta dos quarenta mil quilómetros.

Ptlomeu

 

Ptolomeu concordava com a teoria Geocêntrica de Aristóteles e  construiu um modelo muito complexo que no centro se situava a terra e à sua volta havia  esferas transparentes circulares. Na idade media estas esferas que ele representou julgava-se serem feitas de cristal, e existia uma esfera para a lua, outras para mercúrio, para venus, para Marte, para Júpiter, para Saturno e para o Sol.

Aristarco


Aristarco era também um filosofo grego contemporânio de Aristóteles, que propunha uma teoria diferente à de Aristóteles, a sua teoria já se assemelhava à teoria heliocêntrica, e dizia que o sol estava no centro do univero, e que os restantes planetas giravam à sua volta.

Aristóteles


Aristóteles foi um filósofo grego que acreditava na teoria geocêntrica que dizia que a terra estava no centro do universo porque, se os deuses viviam na terra ela tinha que ser perfeita, e tudo giraria à sua volta.Também segundo a sua teoria os astros descreviam orbitas circulares e estavam suspensos em bolas de cristal.

A astronomia e os homens primitivos


Os primeiros cientistas foram os homens primitivos, que já conseguiam perceber os astros. eles já tinham calendários, estações do ano, para saberem quando é que tinham que plantar ou colher a terra.

Teoria de formação do Sistema-Solar a partir de uma super nova


Pensa-se que o sistema solar foi originado por uma estrela 10 vezes maior que o Sol que acabou a sua vida e explodiu dando origem a vadios aglomerados de particular a que chamamos Protosistemas que começaram a rodar tal maneira que começaram a achatar e a lanlçar bocados para toda a parte. Os bocados que foram para perto ele apanhou-os e felos girar tambem ficando de forma esferica dando origem aos planetas e os que foram para mais longe congelaram ficaram de forma irregular formando a cintura interna de asteroides.

Teorias de formação da lua


Existem duas teorias possivelmente reais para a formação da lua.
 A teoria de:

Lua Filha da Terra- que afirma que um meteorito embateu contra a superfície terrestre fazendo com que se solta-se um fragmento que possa ter originado a lua, que depois foi capturada pela terra por ter uma massa inferior.

Lua irmã da terra- que afirma que quando o Sistema- Solar se estava a formar saltaram dois fragmentos que foram parar um ao lado do outro que quando se formaram a terra capturou a lua por ser maior e por ter mais massa fazendo com que descreva uma órbita à sua volta.

Teorias de formação da cintura de Apollo e Amor


Cintura de Apollo e Amor (Interna)

Existem duas teorias diferentes que se pensa terem dado origem a esta cintura de asteróides.

A primeira- é que pensa-se tenha havido um planeta entre Marte e Jupiter e que tenha sido atinjido por um meteorito e que tenha sido destruido formando uma cintura de asteróides com o resto dos fragmentos do planeta.

A segunda- pensa-se que quando o sistema solar se estava a formar as substancias que foram para lá não se chegaram a juntar fazendo com que formasse a cintura interna.

Enxame de Galáxias


É um conjunto de milhares de galáxias todas juntas.

Sistemas


Um sistema é um aglomerado de astros(estrela; Planetas; Cometas; Asteróides ... etc.)que tem como astro principal uma estrela e varios planetas a girar em torno dela. tambem pode ter cinturas de asteroides cometas meteoritos... .

 Ex:Sistema- Solar

Estrelas


São astros rochosos de forma esférica constituindo por grandes quantidades de Hélio e Hidrogênio, e como são os dois elementos químicos fazem reação um com o outro e dando origem a varia explosões que como estão a acontecer constantemente dão luminosidade ao astro.

Ex: Sol

Planetas Principais


São astros rochosos de forma esférica que descrevem uma orbital à volta da estrela do seu sistema.


Ex: Mercúrio; Vênus; Terra; Marte...



Planetas Secundários


São astro rochosos de forma esférica que foram capturados por planetas principais( De maior dimensão) e que descrevem uma órbita à sua volta.

Ex: Lua

Planetas Anões


Sao pequenos planetas rochosos de forma esferica que descrevem uma orbita diferente dos outros planetas do seu sistema.

ex: Plutão e Sedna

Cometas

Os Cometas sao astros rochosos cobertos de poeiras e gases congeladas. Os Cometas são constituídos por: núcleo, Cabeleira e Cauda, e descrevem uma orbita diferente dos outros planetas. Quando os cometas se aprocimam de uma estrela os gases descongelam e o cometa brilha.

exemplo:Halley

Meteoritos

Meteoritos são fragmentos de astros que vagueiam pelo Sistema- Solar e que quando entram na atmosfera de algum planeta começam a desfazer- se mas ao contrario dos meteoros chegam a embater no solo formando grandes crateras.

Meteoros

São fragmentos de planetas ou de asteróides que andam pelo sistema solar e que quando entram na atmosfera de algum planeta começam-se a desfazer e desaparecem antes de tocar no solo.

Estrelas Cadentes

São Poeiras e gases Provenientes de fragmentos de asteróides que  quando entram na nossa atmosfera começam a arder.

Asteróides

Asteróides são astros de forma irregular. No Sistema-Solar localizam-se em duas cinturas. A de Apollo e Amor (Interna)que se situa entre Marte e Júpiter e a cintura externa que fica para lá de plutão. A maioria dos meteoritos que embatem na terra vem da cintura interna